Oncologia

A oncologia é a especialidade médica que diagnostica e trata o câncer (onco=tumor).

No nosso país, o câncer constitui a segunda causa mortis por doença e estima-se que surgirão 510 mil casos novos neste ano (INCA).

Fatores externos como o tabagismo, exposição a agentes químicos, físicos (radiação) e hormonais, hábitos alimentares, infecções virais contribuem para o surgimento das neoplasias e muitos deles são passíveis de prevenção, seja por alteração de hábitos como por interrupção dos mesmos.

Fatores internos como o estresse crônico, grandes perdas e distúrbios emocionais também podem contribuir para o desenvolvimento dos tumores como observamos na prática clínica.

Mas, o que realmente é o câncer?

Câncer é a denominação que se dá ao crescimento desordenado de células, anteriormente normais que perderam a capacidade de frear seu crescimento e adquiriram outras habilidades como de se espalharem pelo corpo (o que chamamos de metástase).

Este crescimento anormal é o resultado de uma série de mutações genéticas que as células vão adquirindo ao longo de anos que se tornam irreversíveis aos meios habituais de reparo do material genético que a célula normal dispõe. Os fatores externos mencionados acima podem levar às mutações ou falhas no reparo, tendo como consequência o desenvolvimento do câncer.

Em contrapartida, o nosso sistema imunológico reconhece células e proteínas estranhas, destruindo-as. No processo tumoral, parece haver um escape, as células anormais não são vistas como estranhas e sendo” toleradas” crescem livremente...

Como é sabido, nosso sistema imune é altamente influenciado pelo estresse e alterações emocionais, justificando, em parte, o surgimento de tumores quando passamos por alguma situação estressante...

Sendo assim, estamos diante de uma doença degenerativa, multifatorial que requer para seu tratamento, várias abordagens terapêuticas, como a quimioterapia, a radioterapia, cuidados paliativos e as terapias complementares.

Nossas especialidades