Acupuntura e Osteoartrite de joelhos


ACUPUNTURA ALIVIA DOR NO JOELHO

Fonte : Annals of Internal Medicine

A osteoartrite do joelho é uma condição comum onde alterações articulares levam ao surgimento de dor, inchaço e dificuldade ao caminhar. O tratamento, na maioria das vezes, é realizado com o objetivo de aliviar os sintomas e manutenção da função. 

Até um passado recente, os tratamentos de modo geral, incluíam drogas para diminuir a dor e a inflamação. Além disso, optava-se pela perda de peso, com dietas se necessário, fisioterapia e exercícios. Infelizmente, estes tratamentos nem sempre ajudam, e alguns têm efeitos colaterais desagradáveis, sobretudo gastro intestinais, e levam os pacientes muitas vezes a deixar os tratamentos. 

Um novo estudo, publicado na revista médica Annals of Internal Medicine, buscou descobrir se a Acupuntura é um tratamento eficaz para a osteoartrite do joelho. Na pesquisa, foram avaliados 570 pacientes portadores desta condição. 

Os investigadores designaram um grupo de pacientes para receber 23 sessões de Acupuntura de forma tecnicamente recomendada e outro grupo para receber a falsa Acupuntura por 26 semanas, ou apenas orientações sobre a artrite. A falsa Acupuntura envolveu o uso de um dispositivo especial para colocar falsas agulhas que não perfuravam a pele, nas 9 áreas do corpo onde, na realidade, são colocadas as reais agulhas da verdadeira Acupuntura.

Entre os pacientes que permaneceram no estudo, aqueles do grupo da Acupuntura verdadeira, tiveram uma melhoria significativa na dor e no quadro funcional, depois de 26 semanas, do que os pacientes dos outros grupos.